© 2018 Todos os direitos reservados - LGTi Tecnologia

Backup em Nuvem vale a pena?

July 17, 2018

Uma das grandes preocupações em empresas dos mais diversos segmentos na atualidade é a Segurança da Informação. Nos últimos anos o foco neste assunto tem se tornado ainda maior, devido ao crescimento do número de ataques virtuais em todo planeta. Em um mundo cada vez mais digital, é natural que as empresas voltem sua atenção de forma mais estratégica à tecnologia. Mas como fazer isso reduzindo seu risco?

 

Uma opção que garante a segurança das informações e a otimização dos custos de armazenamento é o Backup em Nuvem, uma solução que garante a continuidade das operações internas de qualquer negócio, mesmo após danos ou incidentes. Uma das maiores vantagens do Backup em Nuvem é que ele possibilita muito mais do que proteção apenas contra ataques virtuais. Ele também funciona garantindo a segurança contra danos estruturais.

 

Imagine que o seu servidor sofra uma pane, queda de energia ou algum incidente mais grave, como incêndio. O Backup em Nuvem garante que os dados estejam protegidos, impedindo a perda de arquivos críticos para o funcionamento da organização, além de permitir que eles sejam acessados de qualquer lugar a qualquer hora.

 

  • Mas o que é um backup em Nuvem?

Diferentemente do modelo de backup tradicional, cuja duplicação e o armazenamento dos dados ocorrem em servidores e mídias físicas, o backup em Nuvem se utiliza de servidores online, por meio da internet. Isso acontece, por exemplo, com o Azure, uma ferramenta da Microsoft especializada em garantir a segurança da informação.

  • Qual a real necessidade de fazer uma cópia de segurança dos seus dados?

Quando pensamos nos diversos riscos que corremos confiando apenas em backups físicos, ou na segurança dos servidores, não levamos em consideração o risco de incidentes como os listados, nem o risco de ataques de Ransomwares, que pode causar o sequestro, ou até à perda de informações fundamentais a um negócio. Um backup em nuvem garante a recuperação de todas as informações de forma rápida e segura.

 

 Felipe Ferreira, especialista em tecnologia e inovação da LGTi reforça a importância de um armazenamento em nuvem: “O backup em nuvem tem sido uma ótima possibilidade para que as empresas garantam a segurança dos dados. O custo é cobrado por consumo apenas, não sendo necessário pagar um alto valor antecipado.”

 

A Nuvem pode servir ainda como uma segunda opção ao Backup físico. “Mesmo que o cliente já tenha backup (físico), a nuvem é mais uma garantia que as informações serão recuperadas. Em caso de acidentes, em que podem haver danos aos servidores físicos, o backup em nuvem garante a restauração.

 

Quando falamos de segurança da informação, devemos ter em mente a ideia de “nunca colocarmos todos os ovos na mesma cesta”. Isso significa que vale a pena investir em mais de uma forma de backup de modo a maximizar a segurança no nosso negócio”, reforça Ferreira.

 

Quer garantir o seu backup com segurança e eficiência? Entre já em contato conosco!

 
Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square