© 2018 Todos os direitos reservados - LGTi Tecnologia

Por que a computação de alto desempenho mudou para a nuvem?

August 17, 2018

Por que comprar quando você pode alugar? Especialmente quando o que você
pode alugar faz muito mais do que você pode comprar!

 

 

mercado de computação de alto desempenho atingiu um ponto de inflexão, segundo analistas da Intersect360 Research e da Hyperion Research. O segmento de Nuvem hoje inclui Microsoft, Amazon Web Services e Google.

 

Os estudos apontam que os investimentos em Nuvem aumentaram em cerca de 44% nos últimos dois anos. Este aumento é maior que o do mercado de computação de alto desempenho, ainda é muito concentrado em clusters de hardware local.

 

Algumas questões explicam o motivo pelo qual a computação em Nuvem tem ganhado tanto espaço nos últimos anos, e por que ela deve ficar cada vez mais em evidência:

 

A grande maioria dos hardwares de computação local está ficando cada vez mais ultrapassada. Seus recursos passaram a ser inferiores em relação aos hardwares de computação em Nuvem. Hoje, é muito mais barato usar um serviço em Nuvem do que substituir servidores de datacenter local. Enquanto servidores locais apresentam a necessidade de manutenção constante e tendem a ficar ultrapassados com o tempo, um servidor em nuvem é atualizado online, sem necessidade de manutenção local ou substituição de equipamentos. 

 

Além disso, os recursos da plataforma fornecidos pela nuvem pública são muito atraentes. Com o surgimento da computação sem servidor, da computação baseada em contêiner e do machine learning, os sistemas de computação de alto desempenho podem facilmente combinar serviços conforme necessário, sendo a integração desses serviços um processo relativamente simples.

 

De fato, como outras razões pelas quais as empresas estão escolhendo a nuvem, não se trata mais de infraestrutura. É tudo sobre os recursos da plataforma. A atração por esses recursos de plataforma é o que aumenta a infraestrutura. Lâminas de barbear precisam de navalhas. E essas navalhas estão na nuvem, não no datacenter.

 

Possivelmente a computação de alto desempenho no local continuará a ser um jogo de nicho, com os principais usuários pesquisando, processando gráficos e outros casos de uso nos quais as empresas se envolvem quando precisam. A capacidade de usar a computação de alto desempenho como um serviço, por meio de uma nuvem pública, é muito atraente. A nuvem pública é muito barata, boa e tentadora demais.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square