© 2018 Todos os direitos reservados - LGTi Tecnologia

Como VTL Cloud pode ser uma solução para a sua empresa

September 19, 2018

 

A proteção de informações e dados dentro de uma empresa sempre foi um desafio, principalmente com o desenvolvimento da tecnologia. Dentre as várias opções de soluções individuais ou mistas, o Backup aparece como uma das mais comuns e seguras. E de fato ele é. Hoje, muito se fala sobre as vantagens e desvantagens na escolha entre backups físicos e backups em nuvem. 

 

O backup físico é feito através de servidores físicos, instalados na empresa. Ou seja, é preciso investir em um ambiente próprio de TI e telecomunicações, sendo essa estrutura totalmente integrada à corporação exclusivamente, para que os dados da empresa sejam gerados, armazenados com segurança e monitorados constantemente.

 

O ponto positivo do data center físico é o monitoramento estratégico e os benefícios da confiabilidade oferecida por esse modelo de backup. O ponto negativo é que é bastante custoso, tanto o investimento inicial de instalação da estrutura, como também para manter toda a estrutura em perfeito funcionamento – é necessária uma equipe especializada e dedicada para a área de TI, bem como equipamentos como geradores, chaves de transferências, no-breaks e climatização. Outro ponto que se deve calcular na ponta do lápis neste caso é o gasto de energia, pois esses aparelhos, sem exceção, deverão funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Entrando em VTL Cloud

 

 

Há muitos anos, desde antes da revolução da internet, a Biblioteca de Fitas (ou Tape Library) existe como um dispositivo de armazenamento de dados com a capacidade muito maior que a de um disco rígido comum. Ela funciona através do armazenamento de cartuchos de fitas magnéticas armazenados em nichos com uma ou mais fitas. 

 

Atualmente, essa ideia de armazenamento foi desenvolvida para o ambiente virtual. Assim surgiu a VTL (Biblioteca Virtual de Fitas). O conceito por trás do armazenamento é o mesmo, porém, a grande diferença é que na VTL o ambiente é todo em nuvem.

 

Porque escolher VTL CLoud?

 

Uma das principais vantagens de escolher o VTL Cloud é não ter o investimento em infraestrutura, como era usado anteriormente. Além disso, esse ambiente virtual apresenta diversas features como arquivar em fita de forma eficiente e de uma só vez vários arquivos de backup usando o mesmo pool de mídia, copiar automaticamente arquivos de backup produzidos por tarefas de backup da Veeam, ou arquivos armazenados em servidores e compartilhamentos usando tarefas de backup para fita e arquivo para fita com agendamento fácil de usar entre outras coisas.

 

O gerenciamento de infraestruturas de fita pode ser complicado, mas ainda assim, muitas organizações estão familiarizadas com os processos e com a retenção de fita. Opções de biblioteca virtual de fita (VTL) permitem que as organizações utilizem uma alternativa de fita, que é dimensionável e de baixo custo, no armazenamento de objetos sem nenhuma mudança nos processos.

 

Na LGTi você encontra diversas soluções de VTL em nuvem adequadas ao seu negócio.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square